Não podeis servir a Deus e a Mamon

Não podeis servir a Deus e a Mamon

Ainda te falta uma coisa

 1

E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! (Lucas 18:18-24)

Meditando nesse texto hoje, Deus me fez olhar com certo cuidado a maneira como Jesus respondeu aquele jovem príncipe.

Interessante observarmos que o rapaz disse ser observador e cumpridor dos mandamentos que o Senhor Jesus lhe listou naquele dia. Ele parecia ser um exemplo entre os judeus, já que disse que tudo aquilo ele cumpria desde a mocidade. Mas o Senhor, sendo o Deus que sonda as mentes e os corações conhecia o que havia oculto dentro daquele jovem. O Mestre disse: “ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segueme. Que dura palavra recebeu aquele jovem!! Vender suas herdades e dar aos necessitados? Parecia algo muito grande para se fazer, já que a bíblia narra que ele ficou triste; em outro evangelho diz que “ele  retirou-se triste” (Mt 19:22)… um apreciador mais cuidadoso percebe através da narrativa que aquele jovem naquele momento perdeu a maior oportunidade da sua vida, pois diante dele dele estava não somente o Mestre, mas o Conselheiro, o Salvador… ele não queria saber como herdar a vida eterna? O Conselheiro Jesus respondeu! Mas o jovem não soube discernir a resposta para colocá-la em prática!

2

Quando Deus nos faz meditar em sua Palavra, sempre aprendemos algo mais profundo do que aquilo que lemos a primeira vez. Sempre tem um ensino a mais para nos dar. E foi nesse momento que o mesmo Mestre nos fez observar com mais cuidado a ordem expressada na frase que Ele disse: “vende, reparte, vem e segue-me”

Ja lemos diversas passagens em que a ordem e inversa! Como no caso do discípulo que queria primeiro enterrar o pai, veja

E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. Mateus 8:21,22

E também o chamamento de alguns discípulos a ordem primária é “segue-me” :

No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. João 1:43

E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. Lucas 5:27

Jesus conhecia aquele coração, e dando ao jovem a oportunidade de pensar sobre sua ordenança Ele queria ensinar na verdade que não se pode assentar-se a mesa do Senhor e na mesa de Mamom (ver nota) .
Então por que no caso desse jovem príncipe Jesus manda primeiro ele vender o que tem e repartir, para depois vir seguir a Jesus??? Não deveria seguir primeiro ao Mestre como os outros, para depois cuidar da outra parte? Aqui está o ensino: ele guardava os mandamentos desde a mocidade, mas o primeiro e o maior deles ele não guardava: “Eu sou o Senhor teu Deus… Não terás outros deuses diante de mim(Êxodo 20:2-3). Você pode agora se perguntar que deus era esse que o jovem tinha e fazia com que ele não amasse a Deus acima de todas as coisas? Respondemos: Mamon! A riqueza! Sim, a riqueza era o deus entronizado no coração daquele jovem príncipe, e naquela hora ele demonstrou isso claramente quando fez a sua escolha: “retirou-se triste”! Já bem nos ensina Jesus quando em outra ocasião diz: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.(Mateus 6:21). E o coração daquele jovem não estava no Bom Deus, mas sim nos bens que possuía. E isso ficou tão evidente que ele não abriu mão dos bens para seguir ao Salvador. A Palavra não descreve que ele retornou após ter vendido tudo para seguir Jesus, demonstrando assim que ele fez a pior escolha.

3“Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Lucas 16:13)

A ordem primária foi vender os bens primeiro, para depois seguir a Jesus porque ele não poderia jamais seguir a Jesus enquanto servia  a Mamom!! O Senhor é um Deus digno de exclusividade! Amar a Deus sobre todas as coisas! Amá-lo mais! Porque Ele é Deus, é Salvador, é Rei! Ele não é o deus de prata nem de ouro, mas sim o Deus dono da prata e do ouro. Ele não deve nunca ser substituído por coisas criadas! Ele é o Criador e o Deus do Concerto da salvação! A sua presença em nossas vidas é a nossa maior riqueza! Nossa herança incorruptível, nosso tesouro precioso que traça e a ferrugem nunca consomem, e os ladroes não podem roubar!

Analise agora bem no intimo do seu coração e veja se tem amado mais as coisas corruptíveis dessa vida. Ainda há tempo para colocar em prática o conselho do Bom Mestre!

Que seja esse Deus maravilhoso o único Deus que esteja entronizado para sempre nos nossos corações! Amém???

Shalom!

 

4Nota: Segundo Wikipedia Mamon é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica “Mamom” (מָמוֹן), que significa literalmente “dinheiro”. Como ser, Mamon representa o terceiro pecado, a Ganância ou Avareza, também o anticristo, devorador de almas, e um dos sete príncipes do Inferno.

Um comentário em “Não podeis servir a Deus e a Mamon

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s