Ponto de vista| Colocando a Palavra dentro de você.

Você já teve a experiência de ler uma parte da Escritura- ou talvez diversas páginas ou capítulos- e então parar e perceber que não faz a mínima ideia do que acabou de ler? Isso já aconteceu comigo mais vezes do que eu possa imaginar.

Quero sugerir um exercício prático que ajudará a fazer com que a Palavra chegue viva até você. Esse exercício fará com que você se concentre naquilo que está lendo, podendo evitar que suas devocionais se tornem cansativas e infrutíferas. Tenha em mente que ler apenas a Palavra não é suficiente. O objetivo é que as palavras escritas nas páginas fiquem gravadas permanentemente em nossos corações. Deus nunca pretende que nós simplesmente entrássemos em sua Palavra, mas que sua Palavra entrasse em nós. Assim, como fazer para gravarmos a Palavra em nossos corações e na nossa vida? Aqui está uma dica: Sem questionar, junto com o Espírito Santo, a maior e mais simples ajuda na minha vida devocional tem sido ler a Escritura com papel e caneta nas mãos; assim, eu posso anotar tudo aquilo que compreendo da palavra. Conforme escrevo o que Deus fala ao meu coração através da sua Palavra, as palavras saltam da página e ficam cheias de significado e vida para mim. Há diversas maneiras de escrever que podem ser úteis no estudo da Bíblia: a maioria delas está ilustrada na própria Escritura.

mulher.png

Escreva partes da Palavra
Em Deuteronômio 17.18-19, Deus deu ordem aos reis de Israel: “Quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro…E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida”.

Qual foi o ponto desse exercício? Deus sabia o quão tendencioso o seu povo era para esquecer o que ele havia dito. Por repetidas vezes, Deus o desafiou a “lembrar-se” dele, a lembrar-se de sua lei, a lembrar-se do que havia feito por ele. O escrever a Palavra de Deus era um meio prático de ajudá-lo a lembrar. E também pode nos ajudar a lembrar. Gastar tempo escrevendo passagens específicas da Palavra nos força a pensar a respeito do que estamos lendo e a observar, mais cautelosamente, os detalhes do texto.

Escreva em sua Bíblia
Essa sugestão não é encontrada, especificamente, na Escritura (lembre-se de que raramente alguém possuía uma cópia da Bíblia antes do século XVI), mas tem sido uma ajuda prática e abençoada no crescimento do meu amor pela palavra. Quando eu era criança, meus pais nos incentivavam a sublinhar os versos que achássemos especialmente significativos. Ao longo dos anos, tenho lido e “marcado” muitas exemplares diferentes da Bíblia.
Além de sublinhar frases ou versos para enfatizá-los, frequentemente eu circulo ou ponho entre parêntesis palavras ou frases repetidas. Eu também escrevo referências cruzadas na margem, bem como notas sobre o significado de palavras ou frases específicas da passagem. Quando o Senhor usa um verso ou uma passagem para direcionar uma necessidade específica em minha vida, ou para incentivar-me ou condenar meu coração de um modo incomum, eu, frequentemente, indico a data em que esse encontro pessoal com o Deus vivo ocorreu. O espaço nas margens é, às vezes, usado para escrever respostas breves e pessoais à verdade, como “Sim, Senhor”, “Eu concordo”, “Mude meu coração, oh Deus”, ou “Faça isso verdade em minha vida, Senhor”.
biblia marcada
“A Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está.” Charles H. Spurgeon

Anote o que foi compreendido na Palavra de Deus
Quando o apóstolo João estava no exílio na ilha de Patmos, teve uma visão do céu. O Senhor Jesus apareceu a ele e disse: “O que vês escreve em livro… Escreve, pois, as coisas que viste” (Ap 1.11,19).

Ao longo dos anos, tenho escrito em meus diários pessoas centenas de páginas de observações e conhecimentos dados a mim pelo Espírito Santo enquanto leio e medito na Palavra. Assimilar esses conhecimentos nos ajuda a esclarecer, entender e lembrar os caminhos de Deus. O processo de escrevê-los torna mais profundo o nosso amor e apreciação à verdade da Palavra de Deus. Você pode perguntar: Como saber o que escrever? Muitos estudiosos da Bíblia sugerem que façamos três perguntas básicas cada vez que lermos a Bíblia.

O que ela diz? (Faça observações sobre o texto)

1. Resumir. Após ler a passagem, tente dar um título para o livro inteiro, capítulo e parágrafos individuais. Procure por um verso- chave que detenha o ponto principal da passagem. Escreva um pequeno resumo da passagem , incluindo os pontos principais.
2. Parafrasear.Tente escrever a passagem com suas próprias palavras.
3. Fazer perguntas.Use as mesma perguntas que você faria se estivesse escrevendo para um jornal: Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?
4. Procurar padrões. Procure palavras ou frases repetidas que ajudem você a entender o que o autor quer enfatizar.

5. Procurar referências cruzadas.O Espírito Santo pode trazer à mente outros versos que se relacionam, confirmam ou iluminam o que você está lendo.

O que isso significa? (Procure as implicações ou interpretações do textos)
1. O que essa passagem me ensina sobre Deus?
2. O que essa passagem me ensina sobre Jesus?
3. O que essa passagem me ensina sobre o Homem?
4. Há nela alguma promessa a ser reivindicada?
5. Há nela alguma ordem a ser obedecida?
6. Há nela algum exemplo a ser seguido?

7. Há nela pecados a serem evitados?

O que devo fazer? ( Faça aplicações prática do texto)
1. Como essa verdade se aplica à minha vida? À minha situação?
2. Em vista dessa verdade, o que deve ser mudado em minha vida?
3. Que passos práticos posso tomar para aplicar essa verdade à minha vida?
dúvida-bíblia.jpg
Anote os momentos mais importantes de sua peregrinação espiritual.

Com o passar dos anos, tenho feito um registro dos diversos momentos significativos da minha caminhada com Deus. Embora a maioria dessa experiências esteja centralizada em circunstâncias específicas da minha vida, elas,  constantemente, surgiram da Palavra de Deus, pois o Espírito usa qualquer coisa que esteja lendo no momento para iluminar meu caminho.

Por Nancy Leigh Demoss – (A Biblia da Mulher)

Um comentário em “Ponto de vista| Colocando a Palavra dentro de você.

Deixe uma resposta

