Maldição  Hereditária 

Se você está em busca de algum artigo sobre esse tema provavelmente você ou alguém próximo frequenta uma igreja que prega essa heresia.

Essa doutrina passou a ser muito difundida no Brasil pelas igrejas que fazem parte dos seguintes movimento: G12, M12, R12 e MDA. Infelizmente a maioria das igrejas evangélicas tem aberto as portas para algumas bizarrices, como essa que iremos estudar agora. Vamos analisar uma das passagens que são usadas pelos defensores dessa doutrina:

“Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos”. (Êxodo 20:5,6)

Vamos analisar esse versículo, as igrejas que pregam isso ensinam que as pessoas que são viciadas em álcool, adultério, prostituição, etc… tem um espírito que acompanha de geração em geração. São chamados de espírito do alcoolismo, espírito do adultério e espírito da prostituição, estes são somente alguns exemplos, mas devemos fazer a seguinte pergunta sobre esse texto:

1 – O texto está falando sobre o que?

Respondendo essa pergunta, o texto está falando sobre o pecado de idolatria da nação de Israel. Essa resposta é obvia, mas passa desapercebida por quem prega que existe esta maldição.

2 – Esse texto fala sobre alguma coisa de espírito de alcoolismo, prostituição, etc?

Em nenhum lugar! Quem ensina essas coisas querem na verdade forçar o texto a dizer algo que ele não diz, como acabamos de ver.

Mas então o que essa passagem diz?

Simples, essa passagem diz que o pecado tem consequências, para quem pratica e para os outros também. Os filhos que pecam pelo exemplo que seus pais deram, demonstram que não amam a Deus, mas de forma alguma Deus irá amaldiçoar o filho dos idolatras somente por serem seus filhos, mas sim se eles houvessem se tornado idolatras como seus pais. Da mesma forma acontece com os fieis, Deus não vai abençoar os filhos dos fieis somente por serem seus filhos, mas somente se eles também forem fieis!

Quando a Bíblia fala das maldições no Antigo Testamento, somente são amaldiçoadas pessoas que não tinham comunhão com Deus, como está escrito em Deuteronômio e Malaquias:

“E Moisés deu ordem naquele dia ao povo, dizendo: Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, e Levi, e Judá, e Issacar, e José, e Benjamim; E estes estarão sobre o monte Ebal para amaldiçoar: Rúben, Gade, e Aser, e Zebulom, Dã e Naftali. E os levitas testificarão a todo o povo de Israel em alta voz, e dirão: Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que fizer que o cego erre de caminho. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto descobriu a nudez de seu pai. E todo o povo dirá: Amém.Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém.Maldito aquele que aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém”. Deuteronômio 27:11-25

“Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração”. Malaquias 2:2

A Bíblia também diz que aqueles que são fiéis são abençoados, conforme lemos nas seguintes passagens:

Velho Testamento

“Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como denunciarei, quando o Senhor não denuncia?”
Números 23:8

“Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!” Números 23:23

“A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará”.
Provérbios 3:33

“Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá”.
Provérbios 26:2

Novo Testamento

“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”. Romanos 8:33,34

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. 1 João 5:18

Todos nós nascemos pecadores (pecado original) , porem nós somos responsáveis pelo próprio pecado e prestará contas a Deus sobre esses atos, como está escrito:

Antigo Testamento

“Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram. Mas cada um morrerá pela sua iniqüidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão”. Jeremias 31:29,30

A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel 18:20

Novo Testamento

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado”. Romanos 6:6,7

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”. 1 Coríntios 5:7

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”; Gálatas 3:13

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”. Colossenses 2:14,15

Como acabamos de ver não encontramos em nenhum lugar na Bíblia apoiando essa doutrina, portanto podemos seguramente classifica-la como heresia.

Chegamos ao final desse estudo e pudemos concluir baseado em tantos textos Bíblicos, que em nenhum momento a Bíblia apóia essa doutrina. Fiquemos em alerta, pois há várias crenças que estão entrando na igreja e quase passam despercebidas como essa doutrina conhecida como maldição hereditária. Deixo esse verso no final para nossa reflexão e alerta:

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. 2 Pedro 2:1

 

Por Lauro César B. Serrano – Evangelho Inegociável

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s