A Última Trombeta

Jesus está voltando!

Os 430 Anos de Escravidão – Linha do Tempo

400 OU 430 ANOS DE ESCRAVIDÃO?

Esse tema aparentemente contraditório é o assunto de nosso estudo de hoje, na vídeo-aula com o Pr. Felipe Morais.

“Então disse o Senhor a Abrão: sabe, com certeza, que peregrina será a tua descendência na terra alheia, e será reduzida a escravidão, e será afligida por quatrocentos anos” (Gênesis 15:13).

 “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e a seu descendente. A Escritura não diz: e a seus descendentes, como falando a muitos, mas como de um só: e a teu descendente que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido o testamento confirmado por Deus , a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma que venha abolir a promessa”. (Gálatas 3:16 e 17)

Guarde bem este número. Quatrocentos anos seria o tempo que os descendentes de Abraão seriam afligidos.

Deus disse a Abrão que o tempo de espera para que seus descendentes tomassem posse de Canaã seria de 400 anos. Isso deve tê-lo assustado um pouco. Seria um bom tempo. E ele nem filhos tinha ainda. E, pior, seriam escravizados por muitos anos!

O mais curioso dessa história é que Moisés, ao sair com os descendentes de Abrão do Egito, declarou que os dias em que lá ficaram foram 430 anos (Êxodo 12:40). E não 400, como Deus profetizara.

Fica aberta a questão: um texto diz 400 e o outro 430 anos. Tem algum erro ou contradição por aqui? A Bíblia contém erros ou está errada? Como resolver esse aparente problema de datas? 400 ou 430 anos?

Vamos para a Bíblia? Êxodo 12:40 diz que o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de 430 anos. Isto nos dá a entender que os hebreus estiveram realmente 430 anos no Egito, isto é: desde a entrada dos filhos de Jacó no Egito até a sua saída do cativeiro. Quando Jacó desce ao Egito com sua família, eles se estabelecem na terra de Gósen, área fértil, e se multiplicam e enriquecem muito. Logo, o seu período dificultoso inicia quando eles são escravizados injustamente, no Egito, por um Faraó que não conhecia José nem os patriarcas, que agora haviam morrido (Ex 1:8, At 7:18)… então temos aqui 360 anos de escravidão… mas a aflição deles não termina no êxodo, com a libertacão da escravidão egípcia, mas sim 40 anos depois, quando deixam o deserto da provação e finalmente entram para a herança da terra prometida, fechando a conta dos 400 anos!

Vamos aprender mais assistindo a aula abaixo, muito bem explicada e com todas as referências bíblicas para você meditar sobre esse assunto e desfazer suas dúvidas.

 

Video-Aula: Os 430 Anos de Escravidão – Linha do Tempo


Além do tema exposto acima no vídeo, podemos aprender desta profecia duas preciosas lições. Primeira lição: Deus não estava destinando um grupo para sofrer. Deus não destina uns para uma vida cheia de bens e fartura e outros para a miséria e a pobreza. Não há destino para o mal da parte de Deus. O destino da parte de Deus é para a salvação. Deus não predestina uns para a salvação e outros para a perdição. A Bíblia não apóia a predestinação para o mal. “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o seu beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:5). A vontade de Deus é que todos sejam salvos, por isso Ele é tão longânimo conosco.

A segunda lição que precisamos aprender é que na Bíblia não há contradição. As contradições estão em nossa mente, em nossa maneira de pensar, e nunca na palavra de Deus. Muitas pessoas dizem que não lêem a bíblia porque encontram contradições nela, mas essa é uma desculpa baseada em falácias de quem não está disposto a pesquisar o Livro de Deus para se submeter ao seu real ensino “…sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso…” Romanos 3:4

Por isso irmão, não deixe de ler a Bíblia, mesmo que algumas coisas, a princípio, você não compreenda plenamente. Estude-a todos os dias. Pratique o que aprender e defenda os princípios que Deus deixou na Palavra dEle.

Fique com a promessa: “Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará”.

Disponibilizamos abaixo um Mapa Mental dessa aula, para download:

Mapa Mental 430 anos escravidão

Mapa Mental dos 430 Anos de Escravidão – Linha do Tempo – (Gn 15:13-16)


Créditos dos Vídeos reservados a:
Pr. Felipe Morais
TWITTER: https://twitter.com/CANAL12Tribos
YOUTUBE:  Curso Bíblico Online
FACEBOOK 1:  Curso Bíblico Online – AIINB /
FACEBOOK 2: Apocalipse Simplificado

Outras fontes de pesquisa textual: 
Bíblia Sagrada: http://www.bibliaonline.com.br/
https://www.wgospel.com/o-filho-da-promessa-de-abraao/

👉 Você pode acessar o canal do Pastor Felipe Morais no Youtube para conferir outros estudos dele relacionados e mencionados nos vídeos acima e enriquecer seu conhecimento. Se inscreva no canal dele e não esqueça de curtir os vídeos.

📩👨‍🏫📚  Gostou do estudo? Então medite sobre o assunto; ore pela vida do nosso irmão, e compartilhe estudo com seus amigos e irmãos na fé! Vamos crescer no conhecimento e na graça de Deus. Espalhe as boas novas, anuncie a Cristo, seus ensinos e as profecias! Tem muita gente precisando despertar e conhecer as verdades bíblicas!!

Preparemo-nos, amigos! Em breve soará a “última trombeta” para reunir o Seu povo, e estaremos para sempre com Ele! A paz do SENHOR seja com todos. JESUS VEM!

Equipe  A Última Trombeta

Siga-nos nas redes:
TWITTER: A Última Trombeta
YOUTUBE:  A Última Trombeta
FACEBOOK:A Última Trombeta
INSTAGRAM: A Última Trombeta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

Visitantes

Map

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 106.332 outros seguidores

Follow A Última Trombeta on WordPress.com

Estatísticas do blog

  • 3.009.663 cliques

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: